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10 fev

Como utilizar o Instagram para gerar mais negócios para sua empresa

O Instagram é uma ótima ferramenta, que oferece diversas possibilidades, para quem deseja obter mais alcance, atrair novos consumidores, se comunicar com o público e vender mais em sua empresa. Quer saber como conquistar mais sucesso com suas publicações? Leia esse conteúdo para descobrir como fazer isso!

Apesar de parecer uma rede social apenas para compartilhamento de fotos e vídeos sobre a vida das pessoas, o Instagram vai muito além do acompanhamento de atividades das pessoas que você segue.

Por meio dessa mídia, as marcas conseguem construir autoridade, melhorar a imagem da sua marca e conquistar o seu público, atraindo e fidelizando clientes.

Dessa forma, há diversas opções interessantes para aplicar ações e estratégias de marketing no uso do aplicativo para você que deseja melhorar os resultados do seu negócio.

Para entender melhor como usar sua conta do Instagram e fechar mais negócios em sua empresa, basta acompanhar a leitura desse texto com a gente. Vamos!

1.Faça um perfil no Instagram Negócios

O primeiro passo para dar início à jornada de sucesso da sua empresa com o Instagram é criar uma conta para negócios.

O Instagram oferece uma versão business, apresentando mais funções para otimizar os dados de engajamento e alcance do seu perfil.

Por meio de uma conta no Instagram para negócios, é possível:

– mensurar o engajamento;

– analisar o alcance das publicações;

– promover posts;

– ter mais insights.

2.Invista em conteúdo relevante

Algumas pessoas entendem o Instagram como uma mera vitrine de seus produtos ou serviços, mas ir para além disso é essencial para se comunicar com seu público, oferecer um conteúdo mais relevante, se destacar perante à concorrência e construir autoridade no mercado.

Você pode visitar perfis de empresas semelhantes à sua para analisar o que elas estão fazendo e quais são os resultados de seus processos no Instagram, a fim de entender o que você pode fazer no perfil de seu negócio.

Outro ponto importante é diversificar os conteúdos e focar em assuntos que são não somente condizentes com os valores e objetivos da sua marca, mas que também tenham a ver com as preferências e necessidades de seus clientes, gerando um melhor engajamento.

3.Preze pela identidade de comunicação da sua empresa

Você já teve a experiência de ver um post e já identificar rapidamente de qual perfil ele pertencia? As empresas que prezam pela sua identidade de comunicação conseguem isso de forma mais prática, por já ter um padrão de cores, linguagem, temáticas, fontes ou estilo bem definido em suas publicações.

Quando você conta com um estilo para a sua marca, não é preciso se preocupar tanto com a organização de seu feed, pois este já vai se tornar mais consistente. 

Vale ressaltar que prezar pelo branding e pela imagem do perfil de seu negócio é ir para além da estética: por meio disso, você aumenta a atração de seus seguidores e melhora a qualidade do seu conteúdo.

4.Utilize hashtags

Fazer uso de hashtags é como escolher palavras-chave para direcionar diversas pessoas aos conteúdos da sua empresa, por meio de pesquisas na mídia social.

As hashtags também podem ajudar sua empresa a se destacar mais no segmento em que atua e nos assuntos que costumam ser abordados, se tornando referência e aumentando as oportunidades de alcance e vendas.

5.Dê atenção aos recursos disponíveis

Quem trabalha com mídias sociais já sabe o quanto é importante se manter atualizado, devido às mudanças recorrentes que acontecem nos aplicativos. Porém, isso também é bom para aproveitar mais os seus recursos e descobrir novas formas de divulgar seus serviços ou produtos.

A cada atualização, o Instagram costuma oferecer novas possibilidades para as empresas continuarem ampliando suas chances de se comunicar com o público de formas diversas.

Para além de fotos e vídeos no feed, você pode fazer stories de diversos modelos, utilizando filtros, gifs, textos; pode fazer IGTV para abordar algum assunto relevante para o seu público; mostrar os bastidores da sua organização; fazer enquetes e perguntas para interagir com os clientes; além de gravar reels para mostrar detalhes sobre seus serviços ou produtos, por exemplo.

6.Interaja com o seu público

Você pode ter o feed que sempre sonhou para a sua empresa no Instagram, mas também precisa interagir mais com seus clientes para obter melhores resultados.

É importante ficar de olho no direct e nos comentários para acompanhar todos os retornos do público, tirar suas dúvidas, ouvir sugestões, receber críticas e trocar ideias sobre sua empresa.

Outro ponto que você deve se atentar é: o atendimento deve ser humanizado e seguir a linguagem da comunicação de seu negócio, a fim de oferecer melhores experiências para os clientes que entram em contato com você.

7.Faça um link com seus outros canais de venda

O Instagram pode funcionar bem com diversas táticas de marketing, mas gera resultados ainda mais positivos quando você o utiliza como ponte para outros canais de comunicação e venda de sua empresa.

Caso você tenha um site, por exemplo, é recomendável deixar o link na bio para que outras pessoas possam acessá-lo com mais frequência, aumentando também o alcance de seus outros canais e expandindo as formas de contato.

8.Defina metas para o perfil de sua empresa

Como você imagina o perfil de seu negócio daqui a um ano e quais resultados você deseja obter? Ao estabelecer metas, você consegue ter uma visão mais estruturada dos passos a serem dados para chegar no destino almejado.

Caso você precise de mais seguidores, por exemplo, pode investir mais em conteúdos de qualidade e interagir com os seus clientes para identificar o que funciona e o que deve ser transformado para alcançar as metas.

9.Analise as métricas e informações disponíveis

Como é possível encontrar mais informações sobre o que você tem trabalhado no perfil de Instagram da sua empresa? O aplicativo oferece a oportunidade de você analisar diversos dados, como:

– número de visualizações no perfil;

– alcance das publicações e dos stories;

– horários ideais para os posts;

– faixa etária do público;

– porcentagem de gênero e principais cidades dos seus seguidores;

– publicações de mais sucesso.

Ao analisar essas métricas, você consegue direcionar suas estratégias para melhorar a experiência dos seus clientes, oferecendo conteúdo de melhor qualidade, fazendo uso de recursos mais condizentes para atingir os seus objetivos e aprimorando o perfil de sua empresa.

E aí, quais dessas dicas você já aplica no Instagram de sua empresa? Esperamos que nossas dicas ajudem você a gerar mais negócios para o seu negócio por meio do seu perfil no Instagram

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos sobre gestão de negócios, dicas de marketing e empreendedorismo. Até a próxima!

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