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28 jan

Como utilizar o WhatsApp Business no seu negócio

Você ainda não utiliza o WhatsApp Business em sua empresa? Essa ferramenta proporciona uma série de benefícios incríveis para quem deseja reforçar as vendas de seu negócio.

Apesar do WhatsApp já ser um aplicativo bastante utilizado ao redor do mundo, a sua versão para negócios ainda não é tão conhecida. Entretanto, vale a pena utilizá-la para ter mais um canal de comunicação com seus clientes, podendo realizar consultas, interagir, tirar dúvidas e divulgar seus serviços ou produtos de forma online.

Além das funções do WhatsApp comum, a versão para empresas permite: a separação das conversas pessoais e profissionais, lembretes de compromissos, alertas de pedidos, mensagens de suporte, vídeos de demonstração de produtos, entre outros, de forma gratuita.

Quem empreende já sabe o quanto é importante oferecer um bom atendimento para melhorar o relacionamento com os clientes, então contar com o auxílio do Whatsapp Business é uma ótima escolha.

Para saber como utilizá-lo da melhor forma e garantir mais assertividade na comunicação com o seu público, é só continuar a leitura desse texto com a gente. Confira e aproveite!

1.Coloque todas as informações necessárias

 

Ao baixar o WhatsApp Business e fazer o cadastro com seu número, você já vai obter um perfil empresarial para o seu negócio

Visto que esse perfil será um canal de comunicação para a sua empresa, é recomendável colocar todas as informações úteis, como:

– horário de atendimento;

– telefones disponíveis;

– endereço físico e/ou virtual.

Assim, os clientes vão conseguir saber mais sobre sua organização ao acessar o seu perfil no WhatsApp, funcionando como um cartão de visitas.

2.Personalize mensagens automáticas

 

Normalmente receber algumas mensagens automáticas não é algo que gera a vontade de interagir, mas você pode utilizá-las a seu favor.

Em vez de passar mais tempo para atender os clientes, você pode personalizar uma mensagem com uma saudação – de acordo com a identidade da sua marca – e adicionar um aviso sobre os horários de atendimento, por exemplo, para que o consumidor saiba que logo vai ser atendido.

Essa é uma forma de agilizar a comunicação e, ainda, humanizar mais o canal de vendas, interagindo de forma prática e eficaz.

Por meio do Whatsapp Business, você também pode configurar respostas simples para perguntas mais frequentes, como qual é o endereço da loja e quais são os horários de funcionamento, o que ajuda você a otimizar o tempo de atendimento.

3. Organize seus contatos

Às vezes, é fácil se perder entre as conversas do Whatsapp, não é? Mas a sua versão para empresas permite que você coloque etiquetas nos contatos.

Essas etiquetas podem ajudar você a visualizar, de forma mais prática, quem são os novos clientes e quais são aqueles que estão com pagamentos pendentes, por exemplo.

4. Faça grupos e listas de transmissão para o público

Para divulgar novidades e transmitir informações, que podem ser úteis para os clientes, você pode fazer grupos ou listas de transmissão.

Nos grupos, você pode adicionar números dos principais clientes, a partir da autorização dos contatos.

Na lista de transmissão, você pode adicionar todos os clientes, a fim de mandar mensagens mais curtas e rápidas para todos os números de uma só vez.

Essa também é uma ótima forma de divulgar ofertas e promoções de seus produtos ou serviços. Porém, é importante não exagerar na quantidade de mensagens, e compartilhar somente informações realmente atrativas ou necessárias, a fim de evitar a saída dos usuários de sua lista ou do seu grupo.

5.Crie um catálogo

Por meio dessa ferramenta, você consegue adicionar fotos e informações sobre seus produtos e serviços, fazendo um catálogo para que seus clientes possam acessá-lo a qualquer hora.

Fazer isso pode agilizar não somente o atendimento, mas também otimizar as vendas, visto que os clientes já saberão o que sua empresa está oferecendo, e poderão ver também os valores disponibilizados. Outro ponto importante é adicionar a informação de quais são as formas de pagamento. 

6. Realize pesquisas de satisfação para receber feedbacks

Você também pode usar o Whatsapp Business para receber retornos importantes dos seus clientes: e, o melhor de tudo, de forma mais próxima e menos pública.

Ao perguntar sobre a experiência que o cliente teve com a sua marca, você não somente tem a oportunidade de melhorar seu relacionamento com ele, mas também passa a saber o que deve continuar e quais pontos devem passar por uma transformação, a fim de aprimorar a imagem da sua empresa.

7.Adquira a oportunidade de analisar dados

O aplicativo também gera as estatísticas de mensagens recebidas e respondidas, permitindo um gerenciamento mais aprofundado sobre o uso da ferramenta pela sua empresa.

Por meio dessa análise, você também consegue identificar quais são os clientes que mais estão engajando com a sua marca no WhatsApp.

Como começar a utilizar o WhatsApp Business?

Viu só o tanto de benefícios que o seu negócio pode adquirir ao utilizar a versão Business do WhatsApp? Para começar, basta fazer o download diretamente na Google Play Store ou na Apple Store

Depois de baixar o Whatsapp Business no seu celular, é só abrir, concordar com os termos de serviço e registrar seu número.

É recomendável permitir que a ferramenta acesse seus contatos e suas fotos, para poder adicioná-los sempre que preciso e, assim, compartilhar com seus contatos.

Depois é hora de criar sua conta comercial, inserindo o nome e a categoria de sua empresa. É importante também adicionar uma foto que seja condizente com a identidade de sua marca. Aí é só adicionar as informações mais importantes em seu perfil e iniciar as conversas com seus clientes.

Se você ainda não utiliza essa ferramenta, vale bastante a pena começar a trabalhar com ela para agilizar o seu atendimento, otimizar as vendas, melhorar o relacionamento com o público e fidelizar seus clientes

O WhatsApp Business, além de facilitar a comunicação com os consumidores, também é uma ótima escolha para você que deseja expandir os seus canais de venda e acompanhar o desempenho do atendimento de sua marca.

Esperamos que esse post ajude você a ter melhores resultados na gestão do seu público e de suas vendas. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre gestão de negócios, vendas e empreendedorismo.

Até a próxima!

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